terça-feira, 7 de maio de 2013

Sistema de Informação Gerencial Hospitalar e seus Efeitos.


Sistema de Informação Gerencial Hospitalar e seus Efeitos.


Diante da evolução tecnológica os hospitais vêm tentando modernizar-se, para atender as exigências do mercado.
De uma forma geral as instituições de saúde apresentam um cenário de instabilidades econômicas, de mudança na metodologia da assistência com ênfase aos cuidados preventivos, da tecnologia médica e da capacitação dos recursos humanos.
A competitividade é crescente, bem como a proliferação mercadológica, como, por exemplo, clínicas especializadas, em que a rentabilidade é bem mais promissora.
Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informação para a tomada de decisões e controle dentro de uma organização hospitalar.
A informatização hospitalar requer implantação de um sistema integrado que seja capaz de gerenciar as áreas assistenciais, científicas, e administrativas do hospital, ou seja, uma solução modular que possa atender individualmente cada unidade, mas também interligada operacionalmente com todas as demais unidades, permitindo a interface das informações e o controle geral do hospital pela direção.
Os sistemas de informação tem o poder de mudar a forma como as empresas trabalham, tornando as organizações mais preparadas para atuar no mercado competitivo, quando usadas de forma estratégica. A cada dia surgem novos aplicativos e soluções que as organizações podem utilizar para melhorar sua eficiência e produtividade.
Porém, estas organizações precisam gerenciar diversos aspectos, tais como o desenvolvimento e implantação do sistema, o seu funcionamento bem como o impacto da adoção de novas tecnologias nas relações humanas dentro das organizações. Uma vez que tecnologia evolui rapidamente e devido a sua importância, a gestão da tecnologia da informação nas organizações tem se tornado uma atividade cada vez mais complexa.
Por vezes, os sistemas de informação provocam em alguns profissionais certa dificuldade na sua aceitação e utilização. Dessa forma fica claro que a tecnologia e informação hospitalar tem que estar aliado a pessoas comprometidas, bem intencionadas e capacitadas para a causa. Uma das formas mais eficazes de introduzir novas tecnologias é escolhendo e treinando primeiro os líderes e formadores de opinião do grupo, para que sejam replicadores de conhecimento e apoiem as mudanças. Também é necessário que o resto da equipe se sinta envolvido no desenvolvimento da solução e não simplesmente seja imposta.
Dessa forma, o avanço da tecnologia da informação no ambiente hospitalar e na área da saúde em geral, exige uma educação paralela e contínua dos profissionais de saúde, além de um estudo destinado a melhorar as práticas de registros assistenciais e administrativos, que são indispensáveis à melhoria da qualidade da assistência, dos setores de suporte a assistência bem como das gerências e diretoria.
Há afirmações de que a combinação de computadores, redes de telecomunicações, informações médicas e dados eletrônicos de pacientes pode melhorar a qualidade do cuidado de saúde, a produtividade dos profissionais de saúde, facilitar o acesso aos serviços disponíveis e reduzir custos administrativos associados à prestação de serviços.
Não devemos esquecer que os gestores em saúde sofrem vários tipos de pressões no gerenciamento de sua unidade de trabalho, entre elas pode citar: informação excessiva, aumento da demanda do número de pacientes, contenção de custos, falta de tempo para atualização, aumento da demanda de documentos a serem assinados, preenchidos etc. E para o auxílio diário o sistema de informação é um grande aliado, possibilitando ao mesmo projetar e tomar decisões coerentes com sua realidade, tendo este um gerenciamento dinâmico, seguro e eficaz.
Enfermeiro Amarildo Cunha 
Representante Técnico na Biocath Comércio de Produtos Hospitalares
Cursando MBA em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar na Faculdade Estácio de Sá de BH