quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Não sei: Não tenha medo de dizer essas palavras


Não sei: Não tenha medo de dizer essas palavras

Por que os enfermeiros têm medo ou vergonha de dizer essas palavras?

A enfermagem tem crescido muito nos últimos anos. A classe tem buscado a cada dia evoluir de acordo com a ciência, realizando suas diversas atuações de forma sistematizada e sempre voltada para uma prática baseada em evidências científicas, sendo esta na assistência direta ao paciente/cliente ou administrativa.

O enfermeiro é um profissional que atua em diversas áreas da saúde como a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde. Portanto percebo que muitos destes têm o medo ou a vergonha de admitir que não sabe determinada teoria ou técnica de sua atuação profissional. Tem a vergonha de pesquisar, de abrir um livro na frente do paciente ou de um profissional da saúde. Sentem-se obrigado a saber tudo o que lhe é perguntado.

Durante minha formação acadêmica ouvi muitos docentes pós-graduados, mestres dizerem que não sabia determinado assunto ou tirar determinada dúvida de um discente.

Nos estágios da minha formação vi muitos outros profissionais da saúde admitir que também não sabia determinado assunto ou técnica. Lembro-me de um estágio em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal que durante uma intervenção de ressuscitação cardiopulmonar a equipe médica não sabia determinada dose de medicamento a ser administrada no neonato, e para que a intervenção ocorresse bem eles pegaram um livro de referência e o abriram na frente de toda a equipe multiprofissional para esclarecimento da dúvida. Percebi que estes não tiveram nenhum constrangimento em realizar tal ato.

Após o sucesso da intervenção por parte de toda a equipe multiprofissional, a enfermeira coordenadora da unidade nos chamou e nos orientou dizendo: viu como eles não têm medo de pesquisar e dizer que não sabem? Somos eternos aprendizes e não tenham medo de perguntar, de pesquisar, tenham a sua volta um arquivo literário, pois este sim vão lhes auxiliar no momento que for preciso. Tenham certeza de que a orientação dessa enfermeira estará sempre em minha memória, talvez foi o que mais marcou toda a trajetória do meu estágio na instituição.

Dessa forma concluo que ninguém sabe tudo e que seremos eternamente alunos nesse imenso universo, pois sempre temos o que aprender, tenha certeza que quanto mais estudarmos e pesquisarmos, mais estaremos convictos de que não sabemos nada. O que devemos fazer é estudar, pesquisar e esforçar para que nossos pacientes/clientes tenham um cuidado humanizado, de qualidade e sem nenhum comprometimento a sua assistência. Afinal a vergonha não é ter medo de não saber, o que não devemos deixar acontecer é errar pelo medo ou a vergonha de buscar a informação e a ajuda correta. Devemos sim termos conhecimento para nossa atuação profissional, porém nunca saberemos tudo, e o principal é que estejamos cercados de literatura e referências científicas para auxílio no momento que precisarmos.


Por:

CUNHA, Amarildo de Souza – Enfermeiro graduado pela Faculdade Pitagoras de Ipatinga/MG. Julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário