quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O ENFERMEIRO DA ATUALIDADE


O ENFERMEIRO DA ATUALIDADE

Por: Amarildo Cunha

Ser enfermeiro exige dedicação e interesse em se manter atualizado.

Disposição para cuidar de outras pessoas deve ser a principal característica de quem decide trabalhar na área de enfermagem. O enfermeiro profissional de nível superior tem seu foco na assistência do cuidado ao paciente visando a promoção, a proteção, a prevenção, a manutenção e a recuperação da saúde, por meio de uma prática profissional humanizado e sistematizada. Além disso, deve estar preparado para atuar em uma equipe multidisciplinar, a se manter atualizado e a liderar equipes.

Waldow, 1998 cita que o cuidado humano dispensado pelo enfermeiro deve atingir, além dos clientes e seus familiares, a sua equipe de modo a garantir melhor relacionamento, interdependência, coesão e competência.

A relação com os pacientes deve ser respeitosa, próxima e de confiança. Além de trabalhar em hospitais, unidades de saúde, clínicas, o enfermeiro pode ainda prestar consultoria, dar aulas em escolas técnicas e universidades, atuar em áreas administrativas, em pesquisas, indústrias e até ser representante de laboratórios.

O mercado para o enfermeiro é bom. Têm-se diversas oportunidades. Não precisa hoje ficar apenas praticando a assistência. Existe uma área bastante ampla e com locais onde se pode exercitar a profissão de diversas maneiras. Existe bastante oportunidade para o profissional.

Muitos profissionais de enfermagem em seu início de carreira têm dificuldade para aplicar o conhecimento teórico à prática. Por isso, devemos sempre fazer cursos de capacitação, estudar em casa, procurando sempre estar atualizado, com o objetivo de estar preparado para o mercado de trabalho e para prestar uma assistência ao paciente/cliente com qualidade e competência técnica.

Apesar de o mercado de trabalho ter grande quantidade de vagas em suas diversas especificidades, em contrapartida existe muitos enfermeiros almejando esses postos de trabalho. Portanto o profissional precisa ser diferente. Na atualidade não basta ter só a faculdade. Tem que ter outros cursos. Tem que se dedicar. Não basta ser enfermeiro. Tem que ser um bom enfermeiro.

Mas não é preciso temer, hoje muitos hospitais colocam o recém formado ou o enfermeiro recém admitido em treinamentos contínuos, com uma equipe de educação continuada, e estes só começam a trabalhar diretamente com os pacientes/clientes depois que já foram treinados e que já estão com maior segurança para prestar uma assistência de qualidade e sistematizada.

Para quem quer entrar na área, deve pesquisar e fazer uma boa escolha da universidade, pois isso também conta no currículo, a gerente de enfermagem do hospital Copa D’or  cita que “No hospital, no momento da preparação, conseguimos perceber a diferença do nível de preparo de alguns profissionais com relação à formação que têm”. Além da realização de estágios extracurriculares após a formação acadêmica a melhor maneira para começar a atuação profissional é pela residência, pois nessa espécie de estágio, o profissional exercita o que aprendeu na universidade sob a supervisão de um enfermeiro mais experiente.

Cabe ressaltar que o salário inicial de um enfermeiro varia entre 1.500,00 a 2.000,00 reais mensais, dependendo do tipo de instituição que profissional atua.

Referências

WALDOW, V.R. Cuidado Humano: o resgate necessário. Porto Alegre, Sagra. 1998.

Por

CUNHA, Amarildo de Souza. Graduado em Enfermagem pela Faculdade Pitágoras de Ipatinga/2011.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário