quarta-feira, 31 de março de 2021

Estudo Eletrofisiológico do Coração

Estudo Eletrofisiológico do Coração

Introdução

A Eletrofisiologia é a especialidade da cardiologia que estuda e trata os distúrbios do ritmo do coração, durante o procedimento o coração é estimulado em frequências diferentes para pesquisar a presença e o foco de determinados tipos de arritmias.

Através da estimulação programada (liberação de estímulos elétricos em intervalos de tempo programados) é possível simular condições às quais o paciente se encontra exposto diariamente, como extra-sístoles atriais e ventriculares e ver como o coração reage a esta estimulação.

O que é o Estudo Eletrofisiológico?

É Estudo Eletrofisiológico (EEF) é um tipo de cateterismo cardíaco utilizado para avaliação invasiva do sistema elétrico do coração, é uma avaliação detalhada do sistema elétrico do coração. Esta avaliação é feita utilizando um sistema de cateteres diagnostico que permite o diagnóstico preciso do mecanismo e da origem da arritmia

Desta forma, o EEF ajuda no esclarecimento da causa dos sintomas através da documentação de alguma alteração na formação (doença do nó sinusal) ou condução do impulso elétrico do coração (bloqueios atrioventriculares), ou ainda pela indução de taquicardias (supraventriculares ou ventriculares).

Em situações específicas, pode ser realizado, mesmo na ausência de sintomas, para avaliar o risco no desenvolvimento de taquiarritmias e suas consequências.

Indicações do Estudo Eletrofisiológico 

´  Pré-sincopes e síncopes inexplicadas;

´  Palpitações,

´  Pacientes com registro de Bloqueio Atrioventricular e de arritmias já documentadas em exames não invasivos (ECG, Holter);

´  Para confirmar a necessidade de implantar Dispositivos Cardíacos (Marcapassos, Cardiodesfibriladores);

´  Estratificar risco de morte cardíaca súbita;

´  Pacientes recuperados de PCR.

Realização do Procedimento

É considerado um procedimento simples, durando cerda de 1 a 2 horas, o paciente deve estar de jejum de no mínimo 8 horas e com uso suspenso dos medicamentos antiarrítmicos. É realizado em sala de hemodinâmica ou Sala Cirúrgica, sob visualização fluoroscópica, com o paciente em sedação superficial e anestesia local. Raramente alguns procedimentos são realizados sob anestesia geral.

São puncionadas veias profundas (geralmente veia femoral direita e se necessário veia jugular interna direita, por meio dessas punções são introduzidos três ou mais cateteres até o coração e posicionados nas câmaras cardíacas de interesse, objetivando mapear e induzir arritmias no paciente, arritmias das quais ele já sofre em seu cotidiano.

Através dos Cateteres de EEF inseridos, estes chegam até o coração do paciente pela veia cava superior, e dentro da estrutura cardíaca geralmente são posicionados, 01 cateter no Átrio Direito, 01 cateter no Ventrículo Direito, 01 cateter próximo ao Feixe de HIS e 01 cateter no Seio Coronário do paciente.

Todo este processo de inserção e mapeamento cardíaco é realizado sobre visualização fluoroscópica e por sinais elétricos captados pelos cateteres, que são verificados pelo médico através do polígrafo estimulador de EEF (sistema computadorizado) de altíssima confiabilidade e acurácia.

Recursos Humanos Necessários

  •    Médico responsável pelo procedimento (certificado e habilitado em EEF clínica Invasiva pelo Departamento de Arritmia e Estimulação Cardíaca)

      Um médico auxiliar,
com experiência e certificação em EEF.

      Primeiro Auxiliar com conhecimento em EEF cardíaca;

      Médico anestesista

      Enfermeira(o) ou Técnica(o) de Enfermagem.

   Assessor Técnico especializado em EEF, geralmente um Assessor Técnico da empresa fornecedora dos materiais especiais (OPME) que são os cateteres, conectores e equipamentos da Eletrofisiologia Cardíaca.

 Estrutura Física e Tecnológica

´  Sala de Hemodinâmica ou Sala Cirúrgica;

´  Fluoroscopia (Aparelho de RX);

´  Polígrafo Estimulador;

´  Aparelho de Radiofrequência;

´  Carrinho de Anestesia;

´  Marcapasso Temporário;

´  Cardiodesfibrilador externo;

´  Hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI);

´  Hospital que tenha equipe de Cirurgia Cardiovascular;

Conclusão

O EEF é um exame de registro elétrico gráfico que apresenta a vantagem de ser mais específico que os exames convencionais (ECG, Holter), possibilitando o diagnóstico exato de determinadas arritmias e indicando o tratamento mais adequado de acordo com as particularidades de cada paciente.


Amarildo de Souza Cunha

Enfermeiro

MBA em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar

Consultor / Supervisor Técnico e Comercial de Produtos Médicos Hospitalares

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário