segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ONA lança 1º manual de acreditação para Serviços Odontológicos

ONA lança 1º manual de acreditação para Serviços Odontológicos
 
Uma demanda antiga começa a se tornar realidade: a Organização Nacional de Acreditação disponibiliza para consulta pública, a partir do próximo dia 28/11, o primeiro manual voltado para os serviços odontológicos do Brasil. Elaborado em conjunto por representantes da ONA, IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas), CEPI-FOUSP (Centro de Excelência para Próteses e Implantes da Faculdade de Odontologia da USP)  e ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), o manual define os procedimentos que devem nortear a certificação no segmento odontológico de todo o País.

Até agora não havia nada específico para a área de Odontologia em relação à qualidade e gerenciamento de riscos. A iniciativa da ONA, segundo Luís Plínio de Toledo, presidente da Organização, é uma resposta à própria categoria que revindicava a inclusão dos serviços odontológicos entre as atividades de saúde Acreditadas. Na sua explicação, “a ONA iniciou o processo de acreditação nos hospitais (a exemplo do que ocorre em todo o mundo), para depois abranger as especialidades da área médica e, agora, com uma base sustentável e bastante sólida, estender o processo para os serviços odontológicos”.

A importância da iniciativa pode ser medida pelo tamanho desse universo profissional, com quase 240.000 cirurgiões-dentistas, 33.464 organizações prestadoras de assistência odontológica e um total de 362.007 trabalhadores no setor, considerando também atendentes, auxiliares e técnicos, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia.

A certificação dos serviços odontológicos, assim como nas outras áreas, será voluntária e deve contemplar tanto clínicas odontológicas quanto consultórios isolados, desde que atendam aos requisitos de elegibilidade.

O manual para os serviços odontológicos estará em consulta pública no portal da entidade (www.ona.org.br) no período de 28/11/2011 a 27/12/2011.
 

Comitê Técnico

A proposta do manual foi desenvolvida em conjunto pelo Comitê Técnico, que esteve reunido em São Paulo, nos últimos dias 18 e 19 de novembro. A agilidade com que foi elaborada a minuta que será disponibilizada para consulta pública se deve a representatividade do Comitê Técnico e a experiência prática de alguns participantes.

Na avaliação de Rosely Cordon, representante do CEPI-FOUSP no Comitê Técnico, é fundamental começar a introduzir uma nova cultura a partir dos alunos em formação, para que eles coloquem os conceitos em prática assim que iniciarem sua vida profissional. “Essa introdução representa uma evolução, porque a faculdade hoje em dia é muito tecnicista. O aluno tem que se dedicar ao aprendizado de muitas técnicas e a escola não se preocupa tanto com o resto,” avalia. “E a gestão é a solução para muitos dos problemas que o profissional enfrenta, embora até hoje não exista uma cadeira específica nessa área”, conclui.

Dalva Laganar – professora titular do Departamento de Prótese, da Faculdade de Odontologia da USP, que também faz parte do Comitê Técnico, destaca que “é importante disseminar os conceitos de acreditação e certificação da ONA para que a classe odontológica avance em relação aos preceitos de qualidade e segurança no atendimento do paciente."

Como representante da entidade que reúne 38 mil associados, Ivan Jorge Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD) integrou o Comitê Técnico, juntamente com o secretário geral da entidade, Claudio Yukio Miyake e de Shephanie Feres Teixeira, cirurgiã-dentista que preside o Conselho Nacional dos Recém-Formados e o Conselho das Novas Gerações – Conoge, que trabalha em conjunto com a ABCD.

Declarando-se honrado pelo convite da ONA, Cecchetto afirmou que o importante é poder participar e colaborar para que o novo manual atenda os anseios da categoria. “Dessa forma, podemos compartilhar tudo o que já existe e está sendo feito na área médica, para criarmos o manual para a área odontológica, o que será fantástico para a saúde como um todo”, avalia. Claudio Miyake, por sua vez, disponibilizou o informativo da ABCD-São Paulo, com tiragem de 180 mil exemplares, distribuído em todo o País, para divulgar o trabalho que está sendo realizado.

Na opinião de um dos representantes das IACs que participaram do Comitê Técnico (BSI – British Standars Institution, GL –Germanischer Lloyd Industrial Services do Brasil Ltda, IQG – Instituto Qualisa de Gestão e IPASS – Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde), como o exercício da odontologia é realizado basicamente por um mercado privado e que se regulou sozinho, a implementação de programas da qualidade vai contribuir para trazer uniformidade nos procedimentos e estabelecer a gestão de risco no setor de odontologia. E todos concordam que isso será de grande valia para melhorar os resultados da saúde no País.

Disponível em: https://www.ona.org.br/Noticia/130/ONA-lanca-1%C2%BA-manual-de-acreditacao-para-Servicos-Odontologicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário