Resolução da ANS reconhece importância da Acreditação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou na segunda-feira, 07/11/2011, a Resolução Normativa nº 277, que institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde. Caso a operadora seja aprovada, a certidão de acreditação será fornecida em níveis, de acordo com o padrão de qualidade encontrado, a partir de um padrão mínimo para a sua aprovação.
Com esta resolução a ONA (Organização Nacional de Acreditação) entende que a ANS reconhece a importância de um processo de acreditação que contemple diferentes níveis de qualidade e segurança nos serviços prestados.
É importante esclarecer que o processo de acreditação já vem sendo realizado pela ONA na rede de prestadores de serviços (incluindo hospitais, clínicas, serviços diagnósticos, entre outros serviços de saúde), seguindo os critérios definidos pela The International Society for Quality in Health Care – ISQUA, órgão mundial de certificação das metodologias de acreditação de serviços de saúde.
A função da ONA e de suas instituições acreditadoras no sistema saúde é nortear as instituições de saúde públicas e privadas na busca de sua sustentabilidade, focada no gerenciamento de riscos, boas práticas, gestão da qualidade e principalmente nos processos de segurança do paciente. O Sistema Brasileiro de Acreditação, com aproximadamente 300 instituições de saúde acreditadas, reforça sua missão de disseminar a gestão da qualidade e segurança pela rede de serviços de saúde, norteando-os para a melhoria contínua e segurança dos cuidados de saúde, o que se espera que seja ampliado com a decisão da ANS.
Disponível em: https://www.ona.org.br/Noticia/127/Resolucao-da-ANS-reconhece-importancia-da-Acreditacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário