terça-feira, 12 de abril de 2011

Diagnóstico de Enfermagem


Diagnóstico de Enfermagem

Resumo do Capítulo 3 – Aplicação do Processo de Enfermagem – Rosalinda Alfaro-Lefevre

Conceito: Diagnósticos de Enfermagem (DE) são julgamentos clínicos sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais, e proporcionam as bases para a seleção de Intervenções de Enfermagem (IE) e para o alcance de resultados pelos quais os enfermeiros são responsáveis. (NANDA, 2010).

Razões fundamentais do Diagnóstico de Enfermagem 

·         Precisão e relevância de todo o plano dependem de sua capacidade para identificar, de forma clara e específica, tanto os problemas quanto suas causas. O diagnóstico incorreto de problemas ou de causas pode levar toda a equipe há uma direção errada, resultando em cuidados ineficientes e até mesmo incorretos.

·         A criação de um plano que promova a saúde e previna problemas. Depende de sua capacidade para reconhecer fatores de risco. Mesmo quando não há problemas o enfermeiro precisa perguntar e pesquisar se há fatores de risco.

·         Usar recursos e pontos fortes para redução de custos e maximização da eficiência. Identificar e usar recursos mais valiosos.

Responsabilidade do Enfermeiro como diagnosticador

·         Como Enfermeiros temos diversas responsabilidades na prestação do cuidado aos nossos pacientes/clientes. As leis e padrões continuam a mudar a nossa forma de crescimento profissional.

Como Enfermeiros somos responsáveis por:

·         Reconhecer problemas comuns de saúde.
·         Comunicar sinais e sintomas que possam indicar a necessidade de diagnóstico mais especializado.
·         Identificar os pacientes de risco, antecipar e prevenir problemas e complicações.
·         Iniciar ações e encaminhamentos que garantam o tratamento adequado, no momento certo.
·         Identificar fatores que maximizem a saúde de pessoas saudáveis e de pessoas doentes.

Obs: Dentre todos os profissionais de saúde, consumidores e pacientes buscam a maior parte da ajuda com os Enfermeiros, para o aperfeiçoamento da qualidade de vida.

Fatores que causam impacto em seu papel diagnosticador

  1. Diagnosticar e Tratar (DT) x Prever, Prevenir e Controlar (PPC)

·         O método DT implica em encontrarmos mais evidências de problemas, antes de iniciar o tratamento.
·         O método PPC focaliza a intervenção precoce para prevenir problemas e suas potenciais complicações.

  1. Caminhos Críticos (Caminhos clínicos, Mapa de Cuidados)

·         Através de pesquisas e práticas colaborativas, as instituições continuam a desenvolver e aperfeiçoar caminhos críticos.

·         Caminhos críticos são planos padronizados que prevêem o cuidado diário, necessário para o alcance de resultados, em problemas específicos, em determinado prazo.

·         O conhecimento dos principais diagnósticos e dos cuidados previstos traz vantagens e desvantagens. Pode ser útil no sentido de você aprender com mais rapidez o curso usual do tratamento de problemas comuns. Pode ser um problema, se você ficar tão influenciado pelo conhecimento antecipado dos principais diagnósticos e dos cuidados previstos, podendo ficar tentado a optar por atalhos.

  1. Diagnóstico com Auxílio do Computador

·         Computadores são recursos valiosos que podem facilitar a identificação de problemas e ajudá-los a aprender. Porém devem ser utilizados com uma mente ativa e crítica.

Benefícios:

·         Processam e armazenam grandes quantidades de dados muito mais rapidamente do que as pessoas.
·         Funcionam num nível consistente (não afetado por fatores humanos).
·         Asseguram precisão e integralidade da documentação e do diagnóstico.
·         Facilitam o raciocínio diagnóstico, sugerindo diagnósticos possíveis, dependendo da combinação de dados da investigação.

Limitações:

·         Pressupõem que os dados digitados sejam verdadeiros, simplesmente distribuindo as informações.
·         Podem não estar atualizados com as mudanças que ocorrem a cada minuto, no estado do paciente.
·         Não substituem as pessoas, sempre há necessidade de análise e interpretação das informações geradas pela máquina.
·         Não diminuem sua responsabilidade de aprender os princípios e as regras do raciocínio diagnóstico. Seu conhecimento ajuda a reconhecer erros feitos pelos computadores.

4.   Prática Multidisciplinar

·         Como Enfermeiro esteja bem consciente de não estar trabalhando de forma isolada. Muitos problemas exigem mais do que os recursos de enfermagem para serem resolvidos a tempo.

5.   Registrar, Organizar e Usar a Base de Conhecimento em Expansão da Enfermagem

·         Enfermeiros continuem a estudar seus papéis profissionais e a expandir os conhecimentos da enfermagem, por meio de pesquisa e de publicações das melhores práticas.
·         Utilize a NANDA, a NIC, o NOC, o CIPE, etc.

Pensamento Crítico Sobre o Uso de Linguagem Padronizada na Prática
·         O desenvolvimento de linguagens padronizadas de enfermagem, bem como a tarefa de nomear e classificar os DE, as IE e os RE usados pela enfermagem constitui um processo desafiados.
·         Temos um começo excelente, um grande passo na direção da possibilidade de obtermos uma linguagem comum que facilite os registros computadorizados e as pesquisas, porém ainda há muito a ser feito.

Raciocínio Diagnóstico: Aplicação do Pensamento Crítico
·         O raciocínio diagnóstico ou a aplicação do pensamento crítico para a identificação de problemas de saúde reais ou potenciais requer conhecimento, habilidades e experiência.

Princípios Fundamentais e Regras do Raciocínio Diagnóstico
·         Reconhecer diagnóstico exige familiaridade com os próprios diagnósticos.
·         Mantenha a mente aberta.
·         Quando você faz um diagnóstico, fundamente-o com evidências.
·         Se você detectou algum problema, identificou-o de forma errada, ou identificou um problema que não existe você cometeu um erro de diagnóstico.
·         Só pelo fato de outros Enfermeiros terem mais experiência, não significa que estejam sempre certos.
·         Conheça suas qualificações e suas limitações.
  
Componentes do Diagnóstico

·        Título: Descrição concisa do problema.
·        Fato Relacionado: fatores que podem causar ou contribuir para o problema.
·        Característica Definidora: Agrupamento de sinais e sintomas.

Tipos de Diagnósticos

·         Diagnósticos reais: Descreve as condições de saúde do indivíduo, família ou comunidade no momento atual. É sustentado pelas características definidoras, além de conter o enunciado do diagnóstico e o fator relacionado.
·         Diagnósticos de risco: Descreve as respostas humanas às condições de saúde que podem desenvolver no indivíduo, família ou comunidade. É sustentado por fatores de risco e não contém características definidoras.
·         Diagnósticos de bem estar: Descreve as respostas humanas a níveis de bem estar em um indivíduo, família ou comunidade, que tem potencial de aumento para melhora. Contem enunciado do diagnóstico, fator relacionado e característica definidora.
·         Diagnóstico de promoção da saúde: É o julgamento clínico de motivação e de desejo de um indivíduo, família ou comunidade de aumentar seu bem estar e concretizar o potencial de saúde humana. Todos os enunciados de diagnósticos de promoção da saúde têm a expressão ‘ disposição para... aumentado/melhorado’. Contendo também as características definidoras.


Referências Bibliográficas

·        North American Nursing Association. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificações 2009-2011. Porto Alegre: Artmed, 2010, p 452.

·        ALFARO-LEFEVRE, Rosalinda. Aplicação do Processo de Enfermagem. 5ª edição: Artmed, 2005, p 98-139.



Por: CUNHA, Amarildo de Souza. Graduando em Enfermagem. 9º período, pela Faculdade Pitágoras de Ipatinga, MG. 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário