sábado, 16 de abril de 2011

Doenças Sexualmente Transmissíveis


Doenças Sexualmente Transmissíveis

As DST ou Doenças Sexualmente Transmissíveis são as infecções transmitidas durante a relação sexual, seja ela vaginal, oral ou anal, quando não se usa preservativo. As DSTs mais comuns são:

AIDS

Causada pelo vírus HIV, provoca queda nas defesas do organismo. O vírus é transmitido através do sangue, sêmem, secreção vaginal e leite materno. A única forma de saber se uma pessoa é portadora do vírus, é através do teste sanguíneo. A AIDS ainda não tem cura, mas o vírus pode ficar até 10 anos sem se manifestar no organismo.

Sífilis
Ferida indolor no pênis, vulva, anus ou boca, que aparece 2 ou 3 semanas após o contato sexual com parceiro contaminado. Os sintomas geralmente aparecem e somem, dando ao doente a falsa impressão de cura. Em estágio evoluído, a Sífilis pode ocasionar problemas nos ossos, pele, coração, levando até mesmo à morte. Se descoberta a tempo, é totalmente curada com antibióticos.

Clamídia

Infecção causada por bactéria, que manifesta-se nos homens como corrimentos espessos, com dor leve ao urinar. As mulheres, mesmo contaminadas, não apresentam sintomas.

Herpes Genital

Provocada pelo herpes vírus, não tem tratamento definitivo, mas medicamentos podem controlar a doença. Os sintomas são pequenas bolhas nos órgãos genitais, que quando rompidas, deixam uma ferida rasa, podendo provocar dores.

Gonorréia

Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 10 dias após a relação sexual. Ocorre corrimento e dor ao urinar, tanto nos homens quanto nas mulheres. Quando não tratada com antibióticos, pode levar à esterilidade.

HPV

Infecção facilmente tratada em sua forma inicial, contraída por contato sexual e através da pele de portadores de verrugas, causada pelo HPV. Homens, mulheres e crianças podem contrair a doença. Os sintomas são manchas esbranquiçadas e/ou verrugas nos órgãos genitais.

O que fazer para evitar o contágio das DST’s:

Sempre use preservativos em relações sexuais (vaginal, anal e oral).
Não compartilhe agulhas e seringas.
Não compartilhe roupas íntimas e toalhas

Amarildo Cunha - Graduando em Enfermagem - 9º Período

Nenhum comentário:

Postar um comentário